Seja bem vindo! Deixe aqui seus comentários e dúvidas, responderei o mais breve possível.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Obesidade e Diabetes





Obesidade, o que é?


O obeso é a pessoa que consome alimentos em um nível acima do necessário, saturando o organismo com excesso de calorias, gorduras e carboidratos. A obesidade é uma enfermidade crônica, onde o excesso de gordura acumulada compromete a saúde. Além do excesso de gordura corpórea, é importante considerar ainda sua distribuição regional, uma vez que o excesso de gordura localizada na região abdominal é um fator de risco maior de morbidade que o excesso de gordura corpórea em si. A obesidade pode ser classificada através do índice de massa corpórea (IMC). Existem três formas clínicas de obesidade:


1 - obesidade andróide, lembra o formato de uma maçã, sua presença está relacionada com o alto risco cardiovascular;


2 - obesidade ginóide, caracterizada por um depósito aumentado de gordura nos quadris, comparada com uma pêra, sua presença está relacionada a um risco maior de artroses e varises;


3- generalizada.
Obesidade e seus conflitos. 


As pessoas não são obesas porque querem ou desejam. Várias são as causas que geram a obesidade. Por ser uma doença multifatorial, além dos fatores nutricionais, os aspectos genéticos, metabólicos, psicossociais como medo e depressão, culturais, entre outros, atuam na origem e na manutenção da obesidade. Pesquisas de âmbito mundial confirmam a tendência de se associar a aparência física a qualidades intelectuais e morais. Os mais esbeltos, certamente, agradarão mais. Ou, pelo menos, os que apresentam uma forma mais estética ou atlética serão sempre, na nossa sociedade consumista e materialista, os mais aplaudidos visualmente. Assim, a obesidade pode ser explicitada como um problema físico-mental.
Como controlar a fome, é possível?


Existem boas dicas para controlar a fome, uma delas é se alimentar em horários fixos, tendo pelo menos 5 refeições por dia, mastigar bem os alimentos, dedicar pelo menos 15 minutos para cada refeição, quando sentir fome nos intervalos, poderá ingerir uma fruta pois é pouco calórica.
Dietas da moda irão resolver meu problema?


Pode até parecer que sim, mas não resolve. Primeiro, porque normalmente são extremamente restritivas em relação à variedade e qualidade de nutrientes. Algumas sugerem jejum prolongado por dias, o que prejudica a ingestão de nutrientes que são necessários ao bom funcionamento do organismo e pode provocar sérios problemas hormonais.

Quais os riscos para o obeso?


A consequência imediata desse processo é o acúmulo de uma reserva anormal de energia não utilizada, que se transformará metabolicamente em depósito de gordura e que pode gerar, certamente, complicações seríssimas, como gota, excesso de gorduras no sangue, diabetes, hipertensão arterial, distúrbios menstruais, dermatológicos, osteoarticulares, pulmonares, imunológicos, circulatórios, hormonais, psíquicos entre outros.

O que é diabetes?


È a produção inadequada, pelo pâncreas, de insulina, que é indispensável para a conversão do açúcar ingerido em energia necessária à vida.


Cada célula do corpo humano é como um motor que emprega carboidratos como combustível. Para que haja esse processo é indispensável a presença de uma substância adicional – a insulina. Quando esta existe em quantidade suficiente, as células recebem e consomem devidamente o combustível, liberando a energia que os açúcares possuem. Se o pâncreas não produz insulina suficiente, a energia em potencial dos alimentos fica armazenada no açúcar, que, por sua vez, se acumula no sangue e na urina. Os rins são forçados a trabalhar mais, com a finalidade de eliminar o açúcar não utilizado, ao mesmo tempo em que há a necessidade constante de mais água para substituir a que foi eliminada pelos rins.


Obesidade x diabetes


O diabetes é um fenômeno comum entre os obesos. Principalmente após os quarenta anos de idade, 70 a 80 por cento das pessoas diabéticas possuem uma história positiva de obesidade.

È enorme a frequência de obesos que no futuro se tornam diabéticos. O diabetes desenvolve-se no obeso, quatro vezes mais frequentemente que nas pessoas não obesas. Quanto maior a duração da obesidade, maiores serão as chances de surgir o diabetes. Entretanto, não são todos os obesos que são diabéticos, e não são todos os diabéticos que se tornarão obesos.


O que devo fazer para manter uma vida saudável?


Primeiramente manter uma alimentação equilibrada que promova benefícios para a manutenção da saúde. A alimentação deve ser variada, em quantidades suficientes e adequadas, para que haja um bom funcionamento de todo o organismo.


Algumas dicas eficientes são:
· Retire alimentos gordurosos como banhas e frituras da sua dieta; 
· Não ingira com grande frequência alimentos sem valor nutricional como refrigerantes, sucos artificiais, sopas artificiais entre outros, isso poderá trazer sérios danos ao organismo, como grande diminuição do potencial imunológico.
· Se comer carne vermelha hoje, coma branca amanhã;
· Ao almoçar inicie a ingestão pelas verduras e legumes;
· Dedique no mínimo 15 minutos para cada refeição;
· Mastigue bem os alimentos;
· Ingira bastante água durante o dia;
· Retire o saleiro da mesa, os alimentos já possuem grande quantidade de sal, muitas vezes você poderá não sentir, pois está acostumado a ingerir grandes quantidades desse mineral, você também poderá se acostumar a outros sabores, basta querer. Lembre-se que a ingestão frequente de grandes quantidades poderá predispor a hipertensão arterial.
· Pratique alguma atividade física diariamente, isso ajudará a perder peso associada à uma alimentação balanceada e posteriormente a manter, além de contribuir para a melhor circulação sanguínea, e constituição de massa muscular.


Cuide de sua saúde, seja uma pessoa feliz e saudável por longos anos!

Um comentário:

  1. olá, uma pessoa durante dias ingerindo bastante doces e alimentação inadequada sendo obeso morbido fazendo o exame do dedo e obtendo o resultado da glicose entre 323 demanhã e 400 a tarde poderá não estar com diabete sendo este resultado devido aos muitos doces ingeridos a varios dia consecutivos.aguardo resposta meu e-mail é madalena_farias@hotmail.com e mariamadalenafarias7@gmail.com obrigado

    ResponderExcluir