Seja bem vindo! Deixe aqui seus comentários e dúvidas, responderei o mais breve possível.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Açúcar Mascavo x Refinado, qual a diferença?

Açúcar é o adoçante mais versátil de todos os que estão disponíveis, além de ajudar a conter o crescimento de bactérias, levedos e bolores, em uma grande variedade de produtos como em compotas e geléias por exemplo.

Açúcar refinado granulado

Também conhecido como açúcar branco, é o açucar mais comum nos supermercados. Não possui umidade ao contrário do mascavo, nem empedramento, contém cristais bem definidos e de tamanho homogêneo. Algumas aditivos químicos colocados no processo de refinamento são o que o torna saboroso e de coloração branca. Este processo tem o ponto negativo de retirar as vitaminas e sais minerais, deixando-o não saudável.

Açúcar mascavo

De coloração entre caramelo e marrom, é um açucar praticamente bruto, extraído do cozimento e cristalização do caldo de cana. Por não passar pelas etapas seguintes do refinamento, conserva maiores quantidades de nutrientes.


A maioria dos açúcares comercializados, passam por diferentes processos visando maior durabilidade, o ruim é que alguns destes processos destroem nutrientes provenientes da cana de açúcar conforme mostra a tabela abaixo:

Tabela de composição dos açucares refinado e mascavo (valores referentes a 100g de açúcar).
 Composição
Refinado 
Mascavo 
Calorias (cal)
387
376
Carboidratos (g)
99,9
97,33
Vitamina B1 (mg)
0
0,01
Vitamina B2 (mg)
0,02
0,01
Vitamina B6 (mg)
0
0,03
Cálcio (mg)
1
 85
Magnésio (mg)
0
 29
Cobre (mg)
0,04
 0,3
Fósforo (mg)
 2
 22
Potássio (mg)
 2
 346


Como podemos ver as calorias e carboidratos assemelham-se, porém os sais minerais possuem grandes variações entre os dois tipos de açúcar. 
Se você achou que reduziria calorias substituindo o açúcar refinado pelo mascavo, enganou-se neste sentido, porém se deu bem em outro pois absorveu importantes sais minerais. 
Se puder substituir os açúcares na sua casa, faça, pois nesse sentido é melhor ingerir nutrientes do que somente calorias certo?
Agora se quiser reduzir calorias, diminua a quantidade de açúcar de suas preparações ou utilize adoçante.

Poste sua pergunta se houver...abraços..

3 comentários:

  1. como elaborar o manual de boas práticas?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,meu nome é Joaquim junior,td bom tenho 42 anos minha duvida e referente ao consumo de muito carboidratos ....Pratico ciclismo 3 a 4 vezes na semana uma media de 2 horas por treino,utilizo maltodextrina e recovery da intelgramedica o primeiro antes e durante e outro apos o treino,bem a duvida é a seguinte, Este consumo não gerar uma diabete ou outra doença devido ao algo consumo de carboidratos?Deste já agradeço atenção.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joaquim. O ideal é que você procure um nutricionista, para que o mesmo possa avaliar seu atual estado nutricional, o que você está comendo e as demais atividades que você realiza durante o dia, assim poderá ser dito se a quantidade e qualidade nutricional estão sendo supridas. Antecipo que o desenvolvimento do diabetes pode ser decorrente de inúmeros fatores e não somente pelo excesso da ingestão de carboidratos, o qual acredito não ser o seu caso, mas há adaptações que poderão ser realizadas com toda a certeza! Procure um nutricionista. Abraços

      Excluir